Corrida, Inspirações

> O que você precisa para correr?

27/06/2017

Quando comecei a correr surgiram muitas e muitas dúvidas. Para falar a verdade ainda vivo cercada delas, mas vou correndo assim mesmo. Muitas delas descubro lendo, pesquisando, testando, vendo diferentes textos e opiniões. O que mais aprendi neste curto tempo de corrida é que você precisa ter coração. Agora não falo de ritmo cardíaco, mas sim, do prazer em correr.  Quando estava nos treinos para a meia maratona e depois para a maratona, eu tive uma briga grande com a minha mente. Tudo começa nela. Por muitos dias eu pensava em não ir. Até que tudo se resolvia ao me perguntar “Por que faço isso?”

Corro porque me faz bem.

Então eu amarrava os sapatos e ia.

Tirando todo trabalho mental, alguns acessórios e peças me ajudaram bastante neste percurso. VALE LEMBRAR que, não, você não precisa e nem deve ir para uma loja de esportes comprar todos de uma vez. Comece. Uma hora você vai se perguntar “mas esse porta celular incomoda o que posso usar no lugar?” e quando pesquisar no google, vai achar uma infinidade de produtos específicos. Foi assim que funcionou com a gente. Fomos adquirindo acessórios que facilitaram e deixaram correr mais confortável com o tempo. Fiquei 1 ano com o mesmo tênis para ver se gostaria de correr mesmo. Mais alguns meses para perceber que longas distâncias pedem um top adequado para o movimento e assim vai. Nesse caso: Sem pressa 🙂

Vamos começar? Vou listar os principais por aqui.

  • QUAL TÊNIS DEVO COMPRAR?

Para correr você precisa de TÊNIS. Apesar de algumas vertentes correm descalças, mas deixa pra outro post 😛 . Existem diferentes modelos de tênis para corrida atualmente no mercado, por isso é algo bem pessoal. Eu comecei com um Adidas Glide boost é um tênis ótimo para começar e comprei em outlet por um preço bem honesto. O amortecimento é bacana, tem estabilidade, é leve e protege bem os pés.  Hoje em dia adoro o Adidas adizero adios e estou curtindo o Rebook Harmony road. Nesta matéria demos umas entrevista contando um pouco mais e você também pode conferir a opinião de outros corredores.

  • USE PROTETOR SOLAR!

Ás vezes levanto cedinho para correr ou vou no final da tarde apressada antes de escurecer e me esqueço do bendito protetor solar. Para quem ama correr e deseja praticar por quanto tempo for possível, os cuidados com a pele são essenciais. Nós não temos noção do quanto ficamos expostos ao clima, só quando começamos realmente uma rotina de corrida. Por isso, proteja o seu rosto e corpo! Também é interessante comprar uma camiseta com proteção de Raio UV (preciso disso). Você ficará com umas marcas meio bizarras de roupa, mas vale a pena 🙂

  • NUNCA PENSEI QUE UM TOP FARIA TANTA DIFERENÇA…

Eu sempre fiz atividade física, mas nunca de alta intensidade assim. Quando comecei os treinos para a meia maratona, percebi que o top era algo que me incomodava demais. Achei que fosse problema de postura ou as costas fracas, até ler um pouco mais sobre os tops adequados para correr principalmente longas distâncias. O problema é o contato do suor com o top atritando na pele, desenvolvendo queimaduras e áreas de assaduras na região dos seios. Olha gente… já me machuquei feio, não é gostoso. Até hoje só experimentei 3 modelos de tops da nike e recomendo muito. O site deles é super detalhado sobre o uso de cada um, mas vá até uma loja para provar antes para ter certeza. Já vi algumas corredoras dizendo que nas lojas realizam testes e tiram suas medidas para saber qual é o modelo mais certo para você. Claro que os tops não tiram o fato de precisar colocar uma fita nos mamilos e passar vaselina embaixo dos seios ou axilas nos treinos longos. Não tem jeito! É muito tempo fazendo o mesmo movimento…

  • MOCHILA OU CINTO DE HIDRATAÇÃO

Para quem deseja correr longas distâncias, fugir da cidade ou correr pela cidade, as mochilas de hidratação são fundamentais. Manter- se hidratado durante a corrida é importantíssimo. Principalmente para a recuperação muscular e para repor todo líquido no corpo. O recomendado para nós foi 150-200ml de água a cada 20 minutos. Isso varia muito, principalmente no começo, depois fica quase automático, mas a quantidade e a frequência precisam ser adaptadas para não causar enjoo. O bom é que com a mochila e o cinto de hidratação, você não precisa parar e perder o ritmo da corrida, além da liberdade de poder correr onde quiser. Para trajetos curtos ou até 10km que fazemos no parque, vamos sem e paramos para dar uma “bicadinha” nos bebedouros. Outra opção ao invés da mochila são os cintos de hidratação, o nosso é da Adidas e tem uma capacidade menor de água, mas é ok. Você se acostuma a planejar. Particularmente preferi o cinto e Fabinho a mochila, em mim a mochila não ajustou tão bem no corpo e nele sim.

  • POCHETE COMPACTA OU “DOLEIRA”

Essa é a melhor dica para quem ainda não tem um relógio de corrida ou não planeja comprar. Pelo celular com aplicativos como Strava e Nike running, você pode marcar o tempo e distância das suas corridas. Correr com aquele acessório para braço sempre me incomodou horrores! Logo fui atrás de uma doleira, uma pochete fina e que você pode colocar chave, cartão e também o celular. Em lojas de artigos esportivos tem de algumas marcas, a nossa nós compramos em uma loja simples no interior do Rio grande do sul. É importante que a doleira seja bem ajustável e que se adapte no seu corpo. Experimenta, testa, dá uns pulinhos na loja pra ver se você gosta antes 🙂

  • MEU RELÓGIO, MEU XODÓ!

Ai, eu amo meu relógio de corrida! Sei que os pirados em tecnologia vão me matar, mas amo só pelo fato dele me possibilitar sair sem celular, sem peso e sem me preocupar com a chuva. É tão prático! Demorei um tempo para comprar para ver se eu ia curtir mesmo correr, afinal é um investimento. AMEI E AMEI MUITO. O meu é da Tomtom runner 1, MAAAAS eu não sabia que eu inventaria de nadar, senão já teria comprado o Tomtom multisports ou o modelo que vem cardio junto. Se você tiver condições de comprar o relógio com cardio no relógio vale MUITO a pena! Facilita a vida e você não precisa comprar aquela faixa que incomoda um monte embaixo do peito.

No canal temos uma playlist de corrida onde vocês podem acompanhar um pouco mais de toda a evolução e o que fomos aprendendo 🙂 Espero que ajude!

LET’S RUN!

Se você gostou desse post, talvez também goste desses: