Ler & Ver

> 4 Documentários para assistir no Netflix

30/05/2017

Finalmente consegui me colocar em dia com esse nosso mozão chamado Netflix. A coisa estava feia aqui, comecei e dormi no computador umas 3x, ahaha.

Hoje estou aqui para indicar 4 documentários bem bacanas que assisti nos últimos dias. Todos são bem diferentes um do outro em termos de temática, mas acredito que em comum existe aquele desejo de se tornar uma pessoa melhor, ajudar o próximo e viver em um mundo mais bacana. Vamos lá!

MINIMALISM: A Documentary About the Important Things

Ninguém me indicou esse documentário, confesso que fui total pela capa e pelo título. Muita gente já nos perguntou se nos consideramos “minimalistas” e, francamente, não gosta da ideia de nos rotular de qualquer coisa. Seja mesmo até esta coisa boa.  O documentário tem uma fotografia linda e você assiste em um piscar de olhos, pois é bem envolvente. Toda narrativa gira em torno de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores e fundadores do site The Minimalists que busca mostrar para as pessoas um caminho de vida com menos coisas: roupas, móveis, livros, tudo. Compartilho dos mesmos valores que a filosofia que é dita e há anos que estamos trabalhando para termos apenas o essencial. Existe uma frase do Chuck Palahniuk que gosto muito: compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não gostamosas coisas que tu possuis acabam por serem donas de ti“. Vivendo em um mundo que nos apresenta a todo momento algo para ter, ter, ter é interessante ver este documentário acessível para todos. Faz- nos refinar o nosso senso de compra e refletir sobre o que realmente precisamos. Gosto de muitas coisas, mas não compro, guardo, mantenho, perto de mim. É um equilíbrio que vamos encontrando na vida e que acho necessário no mundo e ao ponto que chegamos.

EMBRACE

Embrace foi um dos documentários mais incríveis que já assisti e que todos devem ver, mas principalmente, MULHERES. Sim. O documentário é obra da Taryn Brumfitt, fotógrafa e que mostra uma realidade diferente de tudo que nos vendem sobre o corpo perfeito. Taryn depois de ter filhos resolveu entrar em uma dieta para secar e se desafiou por semanas para conquistar um corpo de “palco” para participar de um concurso de body builder. Manteve-se focada e gastando horas e horas na academia para alcançar este objetivo. Quando chegou o dia e se viu rodeada de mulheres com aqueles “corpos perfeitos”, só ouvia conversas como “eu tenho que mudar isso”, “tenho que diminuir aqui, aumentar ali”. Foi neste momento em que se deu conta de que nem ela e nem aquelas mulheres estavam felizes, mesmo que alcançando aquele corpo “dos sonhos”. Foi quando resolveu postar em seu perfil no facebook um antes e depois um pouco diferente e acabou viralizando. A foto era o antes como seu corpo “perfeito” e o depois com o seu corpo atual.

“Meu corpo não é um enfeite. É um veículo para meus sonhos”.

Esta foi uma das melhores frases que li e que resume a nossa relação atual com a corrida e exercícios. Estamos confortáveis, saudáveis e mais fortes para realizar o que sonhos, não em busca do corpo ideal que não existe. Embrace é um documentário que fará você se olhar diferente. De uma forma pura, linda e sem pressões. Você pode ter o corpo que deseja, lute por isso. Mas, questione as suas motivações para isso e seja sincero. Não tenha um corpo que desejam que você tenha. O corpo perfeito.

LIVING ON ONE DOLLAR

Assisti este documentário porque o título me deixou perplexa. Existem pessoas que vivem com 1 dollar por dia? Isso é chocante. O documentário conta a história de estudantes que viajaram para a Guatemala com o objetivo de viver com 1 dólar por dia. Por terem base de estudos em economia, eles tentam de várias formas encontrar maneiras de compreender como é possível viver desta forma. No caminho desta jornada acabam conhecendo pessoas e crianças que ensinam e compartilham suas vidas e a maneira que sobrevivem. Uma destas famílias convidam os estudantes para jantar em sua casa. Receber o convite tão adorável em uma situação que você sabe como é DIFÍCIL para aquela família colocar comida na mesa nos faz repensar muito a forma que vivemos e que somos tantas vezes ingratos ou não damos o valor que é preciso.

Terminei o documentário com a ideia de que “preciso fazer alguma coisa”. Ainda não pensei o que. Dormimos todos os dias com ideias e uma hora conseguiremos realizá-las.

FROM FAT TO FINISH LINE

 

From fat to finish line é um documentário de superação. O filme conta a história de grupo de 12 blogueiros que estavam vivendo a mesma situação buscando equilíbrio na vida alimentar e juntos perderam mais de 500kg através da corrida. Com este fator em comum, resolveram se unir para uma ultra maratona de revezamento de 322km que começava em Miami e terminava na Flórida. O documentário retrata a prova com histórias de divórcio, amizade, dramas da corrida e a equipe que se tornaram juntos. A corrida tem uma magia indiscutível de superação. No dia seguinte já tinha comprado uma corrida de revezamento de 42.2km para fazer com nossos amigos. Este espírito de solidariedade e diversão que nos faz apaixonar a cada dia por este esporte individual mais coletivo que existe.

Todos os documentários estão no Netflix 🙂

Se você gostou desse post, talvez também goste desses: