Na cozinha, RECEITINHAS

> Nhoque de espinafre (sem ovo)

13/09/2016

Dia desses eu ia fazer aquele nhoque já postei aqui pra vocês, lembram? Ele é super delícia, mas eu tinha uns dois chumaços de espinafre e um estava querendo começar a passar. Pensei: alguém já deve ter feito nhoque de espinafre. Já tinha visto algumas fotos na internet com nhoques coloridos e diferentes, assim como o pão colorido que mostrei lá no canal.

Dito e feito. Encontrei várias receitas, algumas levavam coisas demais e eu queria uma simples, assim como aquela outra. Afinal, sei que tem muita gente vegana que acessa por aqui, sempre bom trazer uma opção que caiba para todos e que seja deliciosa igual.

img_1006-7Ingredientes:

  • 3 batatas grandes cozidas no forno, vapor ou microondas
  • 1 maço de espinafre ( só as folhas )
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo
  • sal a gosto

Primeiro passo é bater o espinafre no processador. As folhas já soltam bastante água, então coloquei um fio de azeite e se precisar para bater melhor, acrescente um pingo de água. Se preferir pode cozinhá-lo no vapor junto com a batata e depois bater. É total a preferência de cada um. Agora é hora de amassar as batata, misturar com o espinafre, o sal e acrescentar a farinha aos poucos.

O ideal é cozinhar a batata sem ser na água para que ela não solte muita água na massa. Assim será menos farinha que precisaremos colocar e ele ficará mais batatudo 🙂 Mas se não der, também não é o fim do mundo, hehe

Eu usei metade integral e metade da branca. É bom ficar de olho pois você pode precisar de mais ou menos farinha. Varia do seu espinafre, da batata, umidade, enfim. Não precisa estranhar. É só ir acrescentando e mexendo bem, enfarinhar a mesa e esticar até conseguir fazer uma minhoca. Então, corte em pedacinhos e coloque para cozinhar na água com sal e fervendo (como macarrão). O ponto de cozimento é quando os nhoques ficam boiando na superfície, conto mais 2 minutinhos e tiro.  img_1009-10img_1011-12Barbinha ama molho branco! Cobrimos todos e colocamos queijo em cima para ir ao forno até dourar. É bem rapidinho. O bacana é que você pode congelar. Para isso é só cozinhar os nhoques, secar um pouco com papel toalha e colocar as unidades separadas em uma forma ou prato no congelador por uns 20 minutos. Depois é só despejar em um saquinho de freezer ou pote para congelar. Assim as bolinhas não irão grudar uma na outra e você só precisará colocar o molho 😉

Essa base você pode usar para várias outras de nhoque, eu acredito! Nunca testei, mas ela é quase igual a outra, então suponho que seja questão de acertar o ponto e usar a criatividade!

Nós adoramos! Espero que gostem para fazer em um final de semana na cozinha com amor, amigos ou mimar o seu estômago sozinho <3 hahah amo!

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • Delícia! Eu adoro nhoque, vou tentar fazer quando estiver inspirada rs