Diálogos

> Você não precisa ser perfeita

15/08/2016

Todo mundo sabe mas, a gente insiste em esquecer disso.

Eu nunca fui das que mais se cobrou para estar sempre visualmente impecável. Com certeza por ter crescido em uma casa que não me criaram para ser princesa, mas para bater perna no mundo. Ainda assim, dia destes, fui gravar um vídeo para o meu canal do youtube. Terminei, gravei, bateu aquela sensação bacana de que sim, talvez eu possa ter contribuído para alguma coisa boa para alguém. Fui assistir e conferir para ver se estava tudo ok com o material e… desisti de postar.

O motivo? tenho dois dentes da frente que vou precisar corrigir, devido ao dente do ciso que começou a querer nascer. Abri o vídeo e só conseguia ver isso. Só. “Não vou postar”, eu disse em voz alta. Barba ao meu lado perguntou o porquê e o que estava acontecendo. Tentei explicar e nem percebi que soltava aquela voz de vergonha, de quem não se orgulha, de quem se esconde, “só consigo ver essa droga de dente”, disse deitando entre as almofadas. Eu sei quando ele fala algo bem sério e não é a primeira vez que ele diz isso pra mim, olhando fundo nos meus olhos:

– Isa, você não precisa ser perfeita.

Quando não consigo lidar com tudo e mesmo assim termino o dia esgotada, eu sei, não preciso ser perfeita. Quando não dou conta de viver, administrar o trabalho, estudar, ser filha, esposa, amiga, dona de dois viras, me sentir bem, eu sei, não preciso ser perfeita. Infelizmente, o mundo nos diz o contrário.  Ainda mais quando se trata da nossa imagem, a casca que carregamos que precisa estar sempre intacta aos modelos e padrões. As vezes, quase sempre, a gente precisa parar e se lembrar que somos humanos e não feitos para sermos programados e moldados. Antes de aparecer a culpa, com aquele sentimento de insuficiência e uma onda de sentimentos por conta de uma palavra, que muitos interpretam como adjetivo e elogio lembre-se de quem você realmente é. Isso é lindo.

Aqui, eu nunca ouvi que eu era “perfeita pra ele”, “perfeita em meu jeito”. A palavra perfeição e, consequentemente, a culpa, simplesmente não existe no vocabulário dele. Não é por falta de grandes declarações, mas pela mera realidade de gerar essa cobrança que ninguém precisa carregar. Precisamos melhorar? sempre e muito, ainda mais por dentro. Porém, nunca, NUNCA, deixar de fazer algo. Eu jurava que tinha me livrado disso, dessa ideia de não fazer ou viver apesar dos meus defeitos. Pelo visto isso é algo que, diariamente, a gente precisa se policiar e lembrar. Precisei gravar aquele vídeo pra isso.

“Você não precisa ser perfeita”, não é a primeira vez que ele diz pra mim.

Talvez eu precise ter esse diálogo e repetir isso para eu mesma. Talvez não, com certeza.

Todo mundo sabe mas, a gente insisti em esquecer disso. Achei que deveria lembrar você por aqui também. VAI QUE você esteja em um dia que também precise.

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • K.

    que texto maravilhoso pra ler em uma segunda-feira e começar a semana com mais amor e menos cobranças <3

    • Isadora Ribeiro

      mais amor e menos cobrança <3 <3 <3

  • Obrigada por esse texto lindo! ♥

    • Isadora Ribeiro

      <3 <3 <3

  • Camila D’Orazio

    Sabe aquele texto que você lê e se sente abraçada? Então.
    Obrigada. Obrigada. Obrigada.

    • Isadora Ribeiro

      Um abraço apertado, flor ! <3

  • raphaela

    acho que por um segundo ficamos em sintonia. Ontem escrevi um texto pra abraçar quem me le. E vc me abraçou, espero te abraçar tambem.
    http://escrevendodepijama.blogspot.com.br/2016/08/do-jeitinho-que-for.html

    • Isadora Ribeiro

      sintonia <3 amo! com certeza!

  • Thaís Carneiro

    poxa, parece que tudo que eu falar vai soar extremamente repetitivo, mas foi daquelas falas que abraçam. Amiga mesmo, sabe? E justamente num dia que eu tava arrastando as caraminholas na cabeça.

    • Isadora Ribeiro

      <3 que bom! caraminholas foi ótimo, hahaha adorei!

  • Pior que esses dias eu estava me sentido exatamente assim. Não exatamente sobre aparência, mas sobre minhas habilidades. É claro que seria bem melhor se eu fosse a melhor, mas eu nunca fui e provavelmente nunca serei. Mas eu penso (e tento me apegar nisso) que se eu der o meu melhor e nunca parar de tentar melhorar já é o suficiente. A gente sabe que nunca vai ser o melhor, o mais bonito e, como você disse, perfeito. Mas quando nossa auto estima está meio baixa é uma das primeiras coisas que pensamos.

    Obrigada pelo texto inspirador como sempre Isa! E não se cobre tanto não, o Barba está certo. Você não precisa ser perfeita. Ninguém precisa.

  • Daniela Sobral

    Oi Isa,

    Eu trabalho para um ecommerce de moda e beleza e amei o conteúdo do seu blog, te enviei um email, dá uma olhadinha! =)

    Beijos
    Dani

  • Fabiane Queiroz

    Olá Isa, tudo bem? Conheci seu canal a uma semana e estou viciada. Ao que me parece, você busca o que eu busco na via: paz e equilíbrio, por isso me identifiquei muito com as suas conversas, textos, vlogs e etc. Gostaria que você falasse um pouco sobre beleza x magreza e a ditadura do corpo. Isso é um assunto que me assombra muito, pois sempre lutei com a balança. Desde já te agradeço e te desejo uma ótima semana! Beijos, Fabi!!!

  • Isabela Ribeiro

    Obrigada por esse texto! <3

    Encontrei os seus vídeos por acaso no youtube e virei fã. Como não virar?
    Você passa uma paz de espírito muito boa, viu? 🙂

    Ah, e os nossos nomes são super parecidos, olha aí as coincidências da vida. haha