Na cozinha, RECEITINHAS

> Um dia na Cozinha para vários dias

11/07/2016

Já comentei e postei algumas vezes por aqui que a gente gosta muito de se planejar para comer. Não fazemos a marmita, tipo PRONTA, mas deixamos tudo mais agilizado possível. Com a chegada da nossa tão amada geladeira, agora temos um freezer descente para congelar a vida inteira! hahah O fim de uma era para a geladeira de 10 anos do Barbinha em que, ou a gente comprava sorvete ou fazíamos feijão, era uma ZOEIRA. Enfim!

IMG_0024-7Estamos procurando ser o mais suficientes possíveis por aqui. Ou seja, fazer ao máximo o que podemos por nós mesmos. Principalmente, na questão alimentar. O requeijão, a geléia, o pão, o bolo, o iogurte, assim vai, é feito por nós. Claro que não temos como colher o trigo, mas acredito que quanto menos industrializada a nossa vida, mais laços criamos.

Dia desses tiramos para cozinhar para o dia a dia e fazer várias coisinhas que salvam a nossa vida! A primeira delas, sem dúvidas, é o pão. Sempre faço em bolinhas ou no sentido do comprimento. De manhã, tiro o meu e do Barba. Descongela super rápido naturalmente, mas coloco 30 segundos no micro ou na frigideira e pronto. Parece que foi assado na hora! Ali do lado estão os muffins de queijo e legumes. Neste dia também rolou bolo de laranja que, aprendi com a minha mãe a congelar meio que em fatias largas. Para quem mora com duas pessoas evita ter que comer tudo rápido demais e você tem sempre um bolo para as visitas. Vale lembrar que para massas é importante deixar esfriar bem após o cozimento e depois congelar.

IMG_0025-8Outras coisas que salvam nossa vida no dia a dia são nhoques, panquecas e hambúrgueres. No caso, este nhoque de batata doce eu fiz meio de olho. Tinha um purê de batata doce, coloquei algumas colheres de sopa de farinha integral, temperei e pronto. Para congelar, é preciso cozinhar e primeiro colocar como na foto, separadinhos no freezer e depois ensacar, para que nenhum congele no outro e vire uma gororoba. O hambúrguer de lentilha é o que vocês me ensinaram e o Barbinha comeu o freezer dele todo sozinho. Sério.IMG_0045-10 IMG_0026-9IMG_0078-22 IMG_0087-23IMG_0077-21 IMG_0132-25
Outras coisas que fiz neste dia: cozinhar grão de bico, feijão, molho de tomate, brócolis, couve-flor, cenoura e outros legumes cozidos. Também estamos trocando nossos potes aos poucos para os de vidro que duram mais e evita o uso de muitos saquinhos. Não sei ao certo o tempo de cada um de durabilidade no freezer, pois sinceramente, tudo dura bem certinho com nossa compra do mês. Pode parecer trabalhoso, mas é muito gratificante montar um sanduíche, como o da foto do Barba, e ver que o pão, o requeijão e o hambúrguer são caseiros.

Espero que ajude a planejar o dia a dia de vocês! 🙂

Receita da Torta salgada fácil aqui. Receita do pão integral e com farinha branca, aqui. Receita do bolo de laranja, aqui. Receita do hambúrguer de lentilha, aqui.

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • esse lance de poder congelar muita coisa é maravilhoso. a do pão e do bolo mesmo foi a minha maior ~descoberta~ hahahaha salva muito né?

    • Isadora Ribeiro

      NOSSA! aqui também!!! Agora nada mais daqueles bolinhos durinhos nas laterais depois de uns dias, hahahahaha maravillhouuuuso!!

  • Em casa a gente faz a mesma coisa! Cozinhamos no domingo e a geladeira fica cheia de marmitas para o resto da semana!
    Também temos um estoque gigantesco de hambúrguer congelado hahaha

    • Isadora Ribeiro

      HAHAH ajuda muito <3 e dá para colocar no pão ou enfim, onde quiser!! Adoramos!

  • Ai que delícia de post! Amo seus posts sobre comida Isa, achei super legal como você deixa tudo pré-pronto, só pra esquentar, é realmente prático e, além de não perder nada ainda não fica enjoativo por comer a mesma coisa todos os dias!

    • Isadora Ribeiro

      simmm! Esse lance de desperdício é fogo! Antes tínhamos que controlar horrores para não perder. Agora, grazadeus ficou mais prático! aproveitamos tudin!

  • Anna

    E a receita do requeijão onde encontro?

  • Lisiane Maria

    Isa, e essa louça maravilhosa.
    Onde encontro?