Interiores

> Para ter uma casa aconchegante

10/05/2016

Aconchego é uma das nossas palavras preferidas. Acho que dá pra notar, né? Uma casa ou um ambiente aconchegante faz com que possamos viver o dia a dia de forma mais tranquila e com um leve sorriso no rosto. Como tudo nessa vida, não é preciso muito para ter um cantinho gracioso e cheio de charme. Aqui neste post listei alguns pontos essenciais para você montar o seu recanto de maneira leve e sem precisar gastar muito. Lembrando que: o cheirinho de café passado, contribui muito e cabe no bolso 😉

c9b6039a1ef884f6aaa4839038dbc025luz15-450x600
As luzes são fundamentais para um espaço ter aconchego. Principalmente as que possuem a tonalidade mais amarelada, pois nos trazem relaxamento e até mesmo um soninho. Por isso, principalmente no quarto, dê preferência para tons mais calorosos, para aquecer o ambiente a noite. Escutar uma boa música, ler um livro e pensar na vida. O pisca-pisca está em alta, justamente pela leveza e delicadeza. Além de criarem um contorno ao redor de um espaço como a cabeceira, janela, vitrolas, prateleiras.

Outra opção são luzes indiretas nos abajures, pendentes e nas velas perfumadas que espalham um cheirinho bem agradável. A luz natural é um fator importantíssimo! Priorize janelas grandes e portas para arejar e deixar a luz do sol iluminar de maneira uniforme todo ambiente.

3806e54b3be82c9bf712c90f10d41dddProcessed with VSCOcam with m5 preset
A madeira é um dos materiais e revestimentos que mais me trazem aquele calorzinho no coração. Usada no criado mudo, molduras e também no chão e nas paredes, você pode trazer o tom cru e natural ou pintar com cores neutras ou fortes. Essa é uma forma de ter personalidade e criar um ambiente que todos sintam-se abraçados. Tapetes e colchas são peças-chaves que deixam qualquer local com aquele toque elegante e convidativo. Capriche na roupa de cama, mantas e em tapetes alegres. Nada precisa ficar impecavelmente arrumado e esticadinho, basta estar em harmonia.

jamiestreetphotography_bedroom-2f625e9e9f38cb26aa7bd071ad7fafb20
Fiz questão de buscar referências com todos os estilos para acabar com o mito de que um espaço minimalista ou com menos cores, não tem aconchego. Por isso, antes de buscar tendências, é bacana olhar para dentro e pensar: Como seria o meu lar? Uma casa aconchegante geralmente mistura um pouco da casa dos nossos pais, avós e da nossa personalidade. Então, crie o seu refúgio usando peças nostálgicas como cobertores, cadeiras herdadas e peças artesanais.

Tonalidades mais neutras ajudam a trazer calmaria e leveza para o ambiente. Mas, se você gosta de um espaço vibrante, coloque cores vivas nos detalhes como almofadas, vasos, móveis e roupa de cama. Só não se esqueça de equilibrar tudo muito bem.

2b906dc139990f5410a9c4bf4d6734a9
Plantas, vasos, almofadas, arandelas, redes, revistas, livros e caixotes são objetos que nos remetem ambientes externos, trazendo a sensação de que estamos fora da correria da cidade. Faça com que cada cantinho seja belo, mas também seja convidativo para uma conversa, cochilo, leitura e café. Dessa forma, todos que entrarem na sua vida se sentirão bem recebidos e também, acolhidos com um toque familiar.

decoracao-historiasdecasa-mundo-009d743a8ec8c0294fb68f61a4361b38302
Todos estes elementos nós buscamos de alguma forma incorporar na nossa vida e casa. Tudo de maneira simples e até mesmo, feita por nós mesmos. No final das contas, importante é ter história para contar, passar um café e receber sempre com um gratidão quem entrar no nosso  lar.

Não há nada mais aconchegante do que o carinho e a gratidão pela vida!

Imagens Pinterest e Histórias de Casa

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • Vivi Cherry

    Lindas inspirações, eu gosto desse ambiente clean como na sua casa, adoro luzes e madeira. E agora tô numa vibe de vela perfumada, amo.
    bjuxx

    • Isadora Ribeiro

      aaaamo velas perfumadas!!! viciada hahahaha <3

  • Adoro casas aconchegantes! E realmente, iluminação faz toda a diferença! Adoro esses pisca piscas de bolinha! Nunca encontrei pra vender. Já vi um diy mas morro de preguiça de fazer! haha

    • Isadora Ribeiro

      parece fácil, um dia tento fazer 😀

  • Adorei o post! Daqui há uns meses mudo de casa e tô super adorando posts com dicas de decoração… Adoro casas com clima aconchegante, então Esse post me encantou demais! Espero conseguir deixar esse clima na minha casa! Beijos!
    http://www.ameninadajanela.com

    • Isadora Ribeiro

      ahhhh vai amar essa fase <3 <3 <3 boa sorte!!!

  • Letícia Caetano

    Adorei tudo e essas fotos de referências são lindas demais… Tem uma das fotos que tem uma rede e nossa mãe, como eu queria uma rede agora, um livro e um bom café. Olha, quer coisa mais aconchegante que isso?

    • Isadora Ribeiro

      <3 num temmm!

  • Isabela Araujo

    ai Isa! Sempre acompanho teus posts e esse é um tanto especial pra mim.
    Me mudo daqui a algumas semanas pra minha primeira casinha <3 , é uma mistura de ansiedade e felicidade que nao cabe no peito. Cê sempre acaba me ajudando através de suas postagens, gratidão <3