Interiores

> Plantas para dentro de casa

18/04/2016

Não é de hoje que vocês sabem que eu sou a tia louca das plantas né? Amo me sujar, mudar vasos, pegar plantinhas novas e fazer mudas. Demorei um pouquinho para acertar a mão, mas fui entendendo mais deste universo. Embora eu esteja longe de ser expert, tanto faz o tipo, o tamanho, ou o quê: amo plantas e a vida que elas trazem para a nossa casa. O MELHOR item e tendência de decoração.

Mas, quais tipos de plantas para ambientes internos vingam melhor?
O estilo natural está cada vez mais em alta. O uso de plantas na decoração traz frescor ao ambiente, filtra o ar e ainda ajuda a criar uma estética relaxante.

_DSC3924A nova moda quando falamos de folhagens é o contrário do minimalista: mais é mais! Grandes, numerosas e por todos os cômodos: é possível encontrar a natureza na sala, quarto, cozinha, banheiro e até no corredor. Plantas para dentro de casa precisam ter um quantidade de luz e sombra equivalente ao espaço. Além de serem regadas com um pouco menos de frequência do que as que necessitam de mais sol. O uso de plantas na decoração traz frescor ao ambiente, filtra o ar e ainda ajuda a criar uma estética relaxante.

UMA CASA MAIS SAUDÁVEL

Com uma vegetação ao redor, o nível de umidade do ar aumenta e fica mais puro. Além disso, estudos apontam que levar vegetais para dentro do lar traz inúmeros benefícios à saúde dos pulmões, do cérebro e do coração. O oxigênio que elas produzem ainda ajudam na produtividade. Se você tiver um home office, não deixe de colocar um vasinho por lá. Mesmo nas áreas internas, é possível parecer como se estivesse ao ar livre. E o melhor: com aquela sensação gostosa de ter um jardim dentro de casa! Separei algumas espécies e dicas:

Espada de São Jorge

espadasjorge-1A espada de são jorge é muito famosa principalmente por ser protetora e purificar o ar. Além de serem altas, imponentes e com uma mistura de tons de verde. A lança de são jorge, que é mais fina e como se fosse um tubo, também é super chique e transmite simplicidade.

Palmeira-de-kentia: super tropical e muito fácil de cuidar;
Hortênsia: dá flores em pequenos buquês azuis, brancos ou rosas;

ZamioculcaZamioculcaEste tipo de planta é super resistente para ambientes com pouquíssima luz. Se exposta ao sol direto, poderá ter as folhas queimadas. A rega é feita apenas uma vez na semana. Geralmente aqui em casa, separo um dia na semana pela manhã ou aos finais de semana.

Orquídeas asiáticas: elegante e forte, ela pode vir em diversas cores e formatos;
Samambaias: ícone nos anos 80, elas voltaram com tudo.

Cheflera
Cheflera-4
Essa plantinha é a que colocamos embaixo da nossa escada. Cultivada em vasos à meia-sombra, a terra dela precisa sempre estar sempre um pouco úmida. Apesar de ser bem resistente.

Dracena
dracena
Para ambientes internos a pau d’água/dracena é bem famosa. Ela é resistente para ar condicionado e não precisa ser exposta ao sol. A rega deve ser feita quando a superfície estiver seca. Para quem tem cachorros, ela pode ser tóxica. Melhor manter afastada.

UMA ESPÉCIE PARA CADA CÔMODO

261743900Fonte das imagens/colaboração: matéria plantas para ambientes internos da Revista Westing

Assim como cada cantinho da casa tem um uso distinto, existe uma variedade certa para todos os tipos de cômodo. Confira!
Banheiro: Como o ar desse espaço é úmido, opte por tipos tropicais. As escolhas certeiras são bambu, babosa e palmeiras. Todas elas adoram luz, por isso coloque-as perto das janelas.
Quarto: A maioria dos dormitórios é bem ventilado, então eleja tipos que não precisam de calor. Evite flores com cheiros fortes para não atrapalhar o sono. Aposte em pequenas figueiras ou um vaso com espada-de-são-jorge.
Sala: Se você possui bastante espaço, é possível usar artigos grandes e exóticos, como palmeiras, bananeiras ou yucca. Em cômodos pequenos podem ser dispostos alguns recipientes com suculentas.
Cozinha: O que poderia ser melhor para uma cozinha do que ervas? Como elas são leves e pequenas, dá para criar uma jardineira ou colocar diversos vasinhos em uma bandeja.

PARA QUEM NÃO TEM EXPERIÊNCIA
Se você não tem experiência com as plantas, não se preocupe! A natureza tratou de criar espécies para pessoas que precisam de ajuda. Cactos, suculentas, antúrios, violeta e bromélia não precisam de muita manutenção e são resistentes até à donos de primeira viagem.

Espero que possa ajudar vocês a se inspirarem para escolher o melhor tipo de planta para ter dentro de casa. 🙂

Tem alguma para me recomendar?

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • Onde eu trabalho tem várias espadas de são jorge espalhadas por todos os cantos. Elas são lindas e são super fáceis de cuidar!

    • Isadora Ribeiro

      São liiiiindas! Quero encher aqui em casa!!!

  • Danielly Messias

    Sou a louca das plantas, minha mãe vive me chamando de Maria natureza, (ela diz que quando eu for morar sozinha a casa vai se resumir em plantas, eu e vários cachorros) comecei com um pezinho de manjericão numa escada de alvenaria sem uso, hoje em dia quase não se vê degrau. Kkkkk
    Adorei o post Isa! 😍

    • Isadora Ribeiro

      Hahahahahahaha também sou desse tipo! Não tem coisa melhor ne?? ❤❤❤❤

  • Vivi Cherry

    O lírio da paz também é ótima para se ter dentro de casa. Amo plantinhas, tenho muitas dentro de casa.

    • Isadora Ribeiro

      é maravilhosoooo <3

  • Letícia Caetano

    Adorei o post! Eu também amo muito ter plantas dentro de casa, cresci tendo-as como principal elemento para um lar, principalmente quando se mora em local com poucas árvores, mas infelizmente, não sou muito boa cuidando delas, por isso adoro cactos e suculentas… São mais fáceis de cuidar.

    • Isadora Ribeiro

      simm, são super simples <3 mas aos poucos também a gente começa a atender melhor o universo delas 🙂 faz parte!! é o principal mesmo, amamos!

  • Daia Pond

    Isa linda <3
    Estou montando uma hortinha pela segunda vez pq a primeira morreu tudo (a pessoinha aqui pesquisou igual o nariz). Gostaria de saber como vc faz no processo de adubação e se usa algum npk, de quanto em quanto tempo se faz isso… enfim 🙂
    Agora comprei até sombrite pq aqui tem muito sol na sacada do apê…
    Um super beijo pra todo ser vivo dessa casinha!

    • Isadora Ribeiro

      oi querida!!! hahahah faz parte! fala assim não. A minha primeira também foi complicadinha. Mas, não uso nenhum adubo ou remedinhos não. As vezes coloco um pouco da borra do café, meu pai sempre disse que é bom, hahaah nem sei porque! Mas, a sombrinha foi uma boa!! As vezes sol demais também seca :/ mas, é meio que ir observando <3 torcendo muitopara vingar! depois me conta 😀