AMOR

> Para um Relacionamento dar Certo

10/01/2016

Sempre pensei em como trazer este assunto aqui para o blog, pois recebo algumas mensagens me perguntando “o que fazer para um relacionamento dar certo?”. E eu não posso escrever sobre isso, por que o meu ainda está dando certo. Todo relacionamento é assim: A gente nunca para de fazer ele dar certo. Mas, continua realimentando a vida inteira, com o que somos, acreditamos e confiamos ser o melhor. Lendo um livro chamado “Amar é Preciso – Maria Helena Matarazzo”, em certa parte era indicado escrever 10 itens fundamentais para um relacionamento funcionar depois de anos juntos. Resolvi compartilhar os meus destes nossos 6 primeiro anos e os que mais converso entre amigas. Sem rodeios, firulas ou querequexês.

1 | APRENDA A BRIGAR

Brigar é uma coisa ótima, sempre falo. É ali que um casal evolui: Quando fala, escuta, sai da zona de conforto. Mas é preciso SABER BRIGAR. Aprender a usar as palavras certas. Não para “ganhar” a briga, mas para não criar outras desnecessárias e conseguir solucionar o problema sem que nenhum dos lados se magoem. Amar pede disposição.

2 | SEXO !

Sim, todo casal de longa data ou com grande convivência passa por mudanças. É algo natural. Eu vou escrever “não se preocupe”, mas você vai se preocupar mesmo assim. E que bom! Mas, não surte. Crie momentos, escute o outro, entenda a fase da outra pessoa e se dedique como em qualquer problema.

3 | CADA CASAL NO SEU QUADRADO

Cada casal é de um jeito. Faço questão de falar sempre por aqui. Somos do tipo que se divertem juntos, temos horários diferentes, valorizamos momentos da rotina e não vivemos uma ordem na vida. Para outros casais isso pode não funcionar e não existe certo, nem errado: Existe amor. Então, observem a formulinha de vocês, pare de olhar as declarações, presentes e fotos de outros casais e dizer “faça assim amor”. Seu amor pode ter construído várias outras formas de amar, à maneira dele e você aí esperando aquele jeito. Só pode dar ruim, além de muita insatisfação.

4 | A SUA FELICIDADE É SUA RESPONSABILIDADE

Não deposite sua felicidade no outro. Ninguém pode te fazer feliz, se você não fizer isso por você. Tenha o seus sonhos, suas ambições, saiba a hora de abrir mão de algumas coisas e a de lutar por outras. Sejam felizes juntos, mas com leveza. Sem cobranças, manuais, restrições. O amor constrói.

5 | HOBBIES E TUDO QUE TEM DIREITO

Cultivar hobbies em casal é muito bom e um tanto difícil pela correria e responsabilidades da vida adulta. Mas, escolham um momento em que vocês se olhem, conversem, riam, comam, se exercitem juntos, qualquer coisa. Isso unirá vocês. A sensação de ter um cúmplice é o melhor do amor.

6 | PAUSA PARA AMAR

A rotina é uma esteira correndo sem parar. Muitas vezes os dias passam e nem percebemos como não paramos para respirar com calma. Casados há um tempinho, este geralmente é o momento em que vocês vão conversar sobre a cachorrada, filhos e contas, faz parte. Mas, é bom focar em construir novos passos juntos. O que farão com um dinheiro guardado, quando viajarão, a pós ou curso, próximas férias, medos e ansiedades. Sonhar em casal é a delícia de amar.

7 | VALORIZE O ESFORÇO DIARIAMENTE

Principalmente para os casais- casados, este item eu considero fundamental. Cada dia é uma luta, um novo desafio e novidades que precisamos lidar. Quando tudo é bem divido e equilibrado é importante elogiar e reforçar características que você ama nessa pessoa. Muitas vezes não temos noção do quanto um elogio muda o dia de alguém. Muda muito. Elogie. Esteja com alguém que você seja fã e agradeça por ter ela por perto.

8 | CRESÇAM JUNTOS!

O maior presente que o amor dos dá é crescer. Ver que vocês são seres humanos melhores e mais evoluídos para o universo particular e para o mundo. Olhem para traz para rir de hábitos, dos medos e do que vocês sonhavam e continuem a conquistar bons momentos e fases da vida. O amor é companheirismo.

9 | CONVERSAR, CONVERSAR E SE ACERTAR

Conversar é poderoso. Não é a toa que muita gente se cura só de falar para um desconhecido. Exponha os seus medos, chateações e dramas. Não faça joguinhos ou diga que está tudo se não está. Põe o orgulho de lado e desabafa. Caso você esteja escutando, responda com carinho e afeto. Respeito é a base de qualquer relacionamento.

10 | VIDA À DOIS EM UM

Sejam um! Uma dupla forte e bem resolvida, mas tenham a vida particular. Façam coisas separados com as amigas, vá ver o filme que só você gosta, tomar café, correr sozinha, enfim. Desgrudar é preciso e deve ser algo totalmente natural, sem neuras. Se tiver algo que precisa ser esclarecido, resolva. Sinta a liberdade do amor de ter alguém ao seu lado porque ele deseja estar, não porque você o segura firmemente.

Aproveite as qualidades, respire fundo, melhore e aceite os defeitos e o amor é brinde! 🙂

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • Ana Paula Camina

    Concordo 100% e tento aplicar isso tudo no meu relacionamento.
    Por enquanto está dando super certo e eu me sinto muito feliz!
    Mas nem tudo são flores e as fases acontecem.

    Beijos e muito amor pra vocês sempre!

    • Isadora Ribeiro

      <3 que bom!
      Nunca serão, né.. a vida é isso 🙂 importante e continuar a acreditar sempre!

      Beijinhos flor e tudo de lindo para vocês!

  • Já tô pesquisando esse livro para ler!
    Vocês são incríveis e passam uma energia tão boa! <3

    • Isadora Ribeiro

      eu adoro esse livro <3 recomendo muito!!! 🙂

  • Luciana Matos

    Adorei seu post, e me identifiquei bastante. penso muito sobre algumas coisas que você escreveu e outras me ajudaram a pensar de outra forma!
    <3

    • Isadora Ribeiro

      que bacana ler isso! Obrigada Luciana <3

  • Pingback: O que tem por aí #4 | Galeria de Moda()