Inspirações, VIDA

> O que é Meditação ? | Você e o Silêncio

25/11/2015

Meditação sempre foi uma palavra que soava mística para mim e como uma pessoa ansiosa com pensamentos a mil, eu dizia “nunca vou conseguir parar de pensar“. Até que meu irmão foi para um retiro religioso – que não era budista – e ele mencionou que acordava as 5 da manhã para meditar. ? E o meu “hã” ficou tão estampado que ele disse “meditação é harmonia e consciência consigo mesmo, não depende de religião, mas de ver a bondade e querer se descobrir”. Tempo depois, em meio a uma fase estressante da vida, resolvi tentar. Lia algum texto do Sri Ravi Shankar, Fernando Pessoa, Martha Medeiros ou nada e começava o dia. Escolhi a manhã pois é meu horário preferido e é quando busco o silêncio interior e exterior, naturalmente. Percebia que quanto mais eu tentava forçar me aquietar, mais me afastava do silêncio e quanto mais deixava fluir, eu conseguia. De certa forma, parecia que o corpo realmente precisava disso: um respiro.

Algumas pessoas me pediram para falar sobre meditação por aqui e fiquei extremamente feliz, pois foi uma prática que me transformou completamente. Por isso, convidei o Venâncio, fotógrafo sensível, pessoa muito do bem que conduz aulas de Yoga e meditação em Curitiba e que se dispôs a transmitir o seu conhecimento e falar um pouco sobre como meditar e a importância dessa prática na nossa vida. Abaixo, em suas próprias palavras, uma pequena introdução e o seu relato de como a meditação o renovou.

Antes de dar dicas de como meditar é importante responder a duas perguntas: 

O QUE É MEDITAÇÃO ?

Meditar é buscar a conexão com si próprio. Uma conexão que sempre houve, mas que, por inúmeros motivos, acabou se perdendo. Yogi Bhajan, um dos grandes mestres de yoga de todos os tempos, definiu assim:

Meditação é quando sua mente se torna limpa e receptiva, e você pode ouvir o Infinito.

POR QUE MEDITAR ?

Meditamos para que possamos nos conhecer, estarmos plenamente presentes e caminharmos para ser a melhor versão de nós mesmos. Muita gente pensa que a meditação serve para fugir, esquecer dos problemas do dia-a-dia. Pelo contrário: A meditação lhe trará clareza de pensamento para que você enfrente e resolva as questões da vida prática. A mediação é uma ferramenta! Ela pode rapidamente te livrar da insônia, da ansiedade, pensamentos destrutivos e demais influências negativas, sejam elas de origem interna ou externa.

A meditação e a prática do yoga transformaram profundamente minha vida. Como todo ansioso, eu gostava de dizer que era “a pessoa mais ansiosa do mundo”. Sofria de insônia. Quando conseguia dormir, a qualidade do sono era terrível. Minhas energias mental, emocional e física beiravam o zero. A falta de capacidade para lidar com frustrações e rejeições me mantinha num estado mental negativo todo o tempo. Meditação e yoga fizeram por mim, já nos 3 primeiros meses, o que 3 anos de outras técnicas jamais chegaram perto de realizar. É uma tecnologia simples, gratuita e que te acompanha onde quer que você esteja. Uma intervenção física e mental muito poderosa e bastante pertinente nos dias de hoje. Pelas notícias que vemos, pode parecer que o mundo está ficando cada dia pior. Gosto de pensar que é o contrário: a luz está chegando, e quando a luz chega, podemos ver o que antes estava escondido nas sombras. Nos conhecendo melhor, podemos nos reconhecer no outro, e ver o outro em nós. Isso muda tudo, pois nos traz a consciência de que somos um!

Interessados? Então vamos dar uma olhada em dicas simples de como podemos começar
… 
no próximo post 🙂

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • Bruna Mello

    Comecei a meditar tem uns 2 meses e ó foi melhor coisa da vida, a ansiedade tá mais controlada, meu sono melhorou, me ajudou a respirar fundo pra resolver os problemas e estresses do dia a dia, só tô com um probleminha de praticar todos os dias. Isa não sabia que você meditava, na verdade suspeitava que você conhecesse a meditação, e quero mais posts do Venâncio conhecer melhor a meditação a cada dia nunca é demais né? Isa quero indicar um canal de um fotógrafo, enquanto assistia os vídeos lembrava de você, a simpliciade e a leveza dos vídeos são incríveis.
    https://www.youtube.com/channel/UCQXHcx_EbreFfjA6XYHA5SA

    • Isadora Ribeiro

      é isso <3 que lindo ler isso! espero que o próximo post também ajude.

      Beijo grande e adorei o canal, obg por compartilhar!!!! :))))

  • Marcela

    Noooossa, ontem mesmo eu pensei “Bem que a Isa podia falar de meditação, né?”! E eis que chego aqui e encontro essa surpresa. Quero muito começar a meditar. Preciso pra ontem. Obrigada!

    • Isadora Ribeiro

      AFF É MUITA CONEXÃO <3 hahahahaha
      Próximo post tem alguns passos 🙂

  • Venâncio Filho

    Que coisa linda começar a ler os relatos do povo aqui nos comentários. A luz vai chegar pra todo mundo! <3

    • Isadora Ribeiro

      amém <3

  • Pingback: > Dicas para meditar – Na nossa vida | Doce vida – www.nanossavida.com()

  • Pingback: > Dicas para meditar | Na nossa vida | Doce vida - www.nanossavida.com()

  • Mozzer

    No texto, quando explica o porque de se meditar, você diz: “A meditação lhe trará clareza de pensamento para que você enfrente e resolva as questões da vida prática”. E é exatamente isso o que ela pode proporcionar para o ser humano: equilíbrio e clareza. Para todo aquele que iniciar o aprofundamento interior, por meio da meditação, uma transformação começará a acontecer, assim como o foi para você.

    E é intrigante observar como a meditação é algo que está a nossa disposição a todo momento. Embora estejamos acostumados a complicar as coisas, acreditando que aquilo que tem valor seja difícil, ela nos prova o contrário. O aprofundamento interior simplificará as coisas em sua vida, dando um significado novo para cada nova situação. Aquilo que era problema, depois que o aroma da paz for experienciado em seu ser, passará a ser percebido como uma situação corriqueira. E isso acontecerá porque as coisas do mundo, justamente por conta da sua meditação, não terão o mesmo efeito devastador sobre você.

    A meditação possibilitará com que tenha condições de conhecer-se a si mesmo. É um mergulho que se empreende até as profundezas da alma. Ninguém pode permanecer o mesmo depois de uma viagem tão misteriosa e reveladora.

    Espero que você, que está lendo este texto agora, experiencie a meditação. Um novo mundo se descortinará à sua frente, após esta decisão. E, após vê-lo, perceberá que ele sempre esteve presente em seu redor, mas as tuas vistas estavam embaçadas e que, por isso, não podia percebê-lo adequadamente.

    Eu falo mais sobre o tema em dois canais:

    Youtube: https://goo.gl/1pPCBG
    Blog: http://meditacaoeencontro.com.br/