No meu prato por um dia

> Como Fazer Café – algumas dicas

25/09/2015

Tô para conhecer algo mais acolhedor do que uma xícara de café. Coisa que nós brasileiros amamos e somos declaradamente viciados: na xícara de café na manhã, tarde e a noite. Engana- se quem pensa que para fazer café não existem regras. Como sei que muitos cafezeiros entram aqui, preparei algumas dicas de como fazer café que podem deixá- lo ainda mais saboroso.

QUAL COADOR USAR?IMG_9845-5
Por hábito e praticidade de encontrar no mercado, acostumamos bem mais a usar o coador de papel. Muita gente tem probleminhas em aceitar o coador de pano, por ele ser utilizado várias vezes. Mas, na verdade ele garante um café bem mais encorpado, por suas tramas serem mais espaçadas do que as do papel. No coador de papel, o café passa bem mais rápido, por isso, ele fica mais ralo. MasM não necessariamente menos saboroso. É tudo questão de paladar e a sua rotina de fazer café. Caso você use o coador de pano, lave apenas com água e troque mensalmente.

A ARTE DE FAZER CAFÉ
IMG_9852-10
Primeira dica é nunca usar a água em estado de ebulição para fazer café. Senão, ele pode ficar com sabor amargo. Então, quando as primeiras bolinhas de água aparecerem: é hora de coar!
Agora você pode se perguntar “quanto de pó?“. A medida indicada em muitas embalagens é de 4 a 6 colheres de sopa cheias para um litro de café. Um detalhe é que para fazer café, não necessariamente quanto mais pó você colocar, mais forte o café ficará. Se você gosta de cafés intensos, compre um pó com sabor extraforte ou moído na hora. Vamos recapitular o passo a passo de como preparar café: Coloca a água para ferver, coloca o suporte de coador de café, o coador e a quantidade de pó. Despeje a água devagar e não use uma colher para mexer o café, isso pode interferir no sabor e na intensidade.

IMG_9854-12

O café é uma bebida que deve ser consumida em pelo menos 1 hora, segundo baristas. Mesmo se for guardado na garrafa térmica – que na verdade não é indicado. O ideal é fazer o café em menores quantidades e mais vezes no dia. E vamos concordar né: Não tem coisa melhor do que um café fresquinho <3

Mesmo no calor, cafezeiros como eu, não abrem mão de fazer o café de cada dia.
Por isso, meus queridos, bons cafés e final de semana. Salute you!

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • Thainá Martins

    Aqui na minha cidade está fazendo um calor imoral, daí eu tenho optado por café gelado que é facilzinho de fazer. Pena que não fica tão gostoso 🙁
    Adorei o post, viu?
    Beijos de luz

    http://www.semserblase.tk

    • Isadora Ribeiro

      ahahahahha é gostosinho também! Mas, estamos muito acostumado com o quentinho, né? <3
      Muito obrigada flor!
      Beijos e boa semana!

  • Que delícia! <3
    Eu amo café de todo jeito e independente do clima também. :p Ultimamente tenho me aventurado a fazer no filtro Hario V60 e na cafeteira italiana, ainda to testando mudar algumas variáveis que influenciam no sabor e tá sendo um hobby muito gostoso.
    Bons cafés pra você também, Isa. 🙂

    • Isadora Ribeiro

      É das minhas então hahahaha <3
      Adoro a cafeteira italiana! É muito bom provar de outras maneiras. Pretendo fazer um pequeno post falando disso também :)))

  • Pingback: Você é o que você compartilha - 9dades a Solta ♥()

  • Adoro café (com leite). Acho o coador de papel mais demorado para coar, e mas forte quando uso a mesma quantidade de pó que uso no de pano. Bjos

  • Thiago Menegatti

    Das dicas que posso citar com algum tempo no mercado de cafés especiais é sempre utilizar água mineral, ou bem filtrada, para café coado retirar o café do fogo ao aparecer as primeiras bolhas, antes do ponto de ebulição, ou 90ºC, mas sempre procure cafés de qualidade, preferencialmente gourmet, para extrair o máximo de sabor e aroma.
    http://www.reservagourmet.com.br/

    • Isadora Ribeiro

      ótimas dicas thiago, obrigada 😀

  • Claudia Souza

    Isa, qual marca de café vc indica? P.S. eu sou fraquinha pra café forte e amo café com leite 😛