FAÇA VOCÊ MESMO (DIY), Inspirações

> Como ter um jardim de suculentas

14/10/2014

Semana passada, logo pela manhã, recebi essa caixinha dos correios. Quando abri me deparei com uma variedade de mudas de suculentas para o meu jardim. A responsável por essa felicidade toda? A Dani Tupi! Ela é uma leitora aqui do blog muito fofa que me presenteou com essas plantas tão amadas. Mudei meus planos e fui correndo plantar tudo com medo de perdê-las e de tanta felicidade. Todos sabem como eu adoro plantas, pra mim, elas trazem tanta vida pra casa que não sei nem explicar. Como a Dani mesma disse “são minhas Lucys verdes”. Temos poucas regras aqui em casa, mas a principal é “das minhas plantas, cuido eu”, as amo de paixão e alguém me escolher para cuidar de um pedaço do seu jardim, me senti muito honrada. Bom, por que este post? Além de contar essa fofurice, fiz algumas perguntinhas para a Dani de como cuidar e manter um jardim de suculentas pra vocês não terem dúvidas e irem correndo comprar várias dessas lindas 😉

IMG_3985-1IMG_3989-2
A Dani é de Curitiba e começou sua coleção há quatro anos, quando foi na casa de uma recém conhecida e viu no jardim “umas plantinhas rosadas e gorduchas”, como ela mesma descreveu,  já acabou saindo de lá com um cabinho, pois são plantas boas de “pegar”. Naquele mesmo dia, ela acabou comprando três vasinhos e mais duas espécies.

Essas abaixo são as que ela me mandou e eu plantei 🙂

COMO REGAR E MELHOR AMBIENTE
As suculentas, são plantas que em geral, que gostam de sol. Então ou ficam do lado de fora da casa, ou perto de uma janela que lhes favoreça bastante luminosidade. Eu tinha uma que ficava dentro de casa, e não sei porque acabei molhando muito mais, molhava todo dia. Em duas semanas essa plantinha ficou escura e morreu. Então aprendi a minha primeira lição sobre as suculentas: elas não gostam tanto de água como a maioria das plantas, como são parentes próximas dos cactos bebem pouca água.  Se sua leitora mora em Curitiba ou São Paulo, ou qualquer outra cidade que tenha outono e inverno mais frios devem dar água somente uma vez por semana nessa época. No verão e na primavera, agora quando estou escrevendo está fazendo 24 °C em CTBA, ou se o leitor (a) mora no Nordeste, Norte, Centro-Oeste, é melhor dar um pouco mais de água, tipo duas ou três vezes por semana, a depender da quantidade de evaporação. Ou seja, se a planta fica do lado de fora, vai beber água na temporada de chuvas, aí a pessoa não precisa regar tanto, mas se o tempo está muito seco elas querem água. Um indicativo de que é preciso regar é quando a terra ao seu redor estiver seca. A melhor hora pra rega é no final da tarde e início da noite.
IMG_4005-10  IMG_3999-8
CUIDADO COM AS PRAGAS, MINHA GENTE!
As suculentas são plantas fofinhas, a própria aparência já diz. Mas infelizmente não só os humanos pensam assim. Elas podem apresentar pragas. São os chamados pulgões e cochonilhas. Eles podem até matar a planta, de tanto que sugam a seiva, deixando ela bem fraquinha e molinha. Porém, eles são fáceis de identificar, são bichinhos pequenos e clarinhos quase redondinhos (pulgões). Mas combatê-los não é tão fácil. Como fazer então? O maior predador do pulgão é a linda joaninha. Ela come eles! Então, quem tem suculentas, precisa ter flores por perto também, porque isso chamará as joaninhas. Nos quintais de casas elas vêm naturalmente eu creio, mas se a pessoa mora em apartamento, como eu, tem que comprar flores para fazer companhia para as suculentas, e isso é bom, porque deixa o pequeno jardim ainda mais bonito. Outra forma de combater naturalmente essas pragas é com fumo de corda. A pessoa pode comprar o fumo e fazer uma receita que ensina na internet. Mas também pode comprar um preparado que vende em loja de jardinagem, no máximo por uns R$ 13,00, e borrifar sobre as plantas uma vez por mês para prevenir, ou uma vez por semana se a planta já estiver doente.
IMG_3998-7 IMG_4006-11 IMG_3994-5
COMO FAZER MUDAS E MULTIPLICAR ESSAS BELEZINHAS
Para plantá-las é muito fácil. Por exemplo: te mandei algumas em talos, esse talinho é só enfiar na terra e deixar a natureza agir, só isso! Mas dá para fazer mudinhas apenas com uma folha. Eu já tive várias. Às vezes passo na casa de alguém que tem uma variedade que eu não tenho e peço: “posso tirar só uma folhinha?” Se a pessoa deixa eu pego uma folhinha mais de baixo, que são as mais velhas e as mais fáceis de “pegar” no plantio. Aí é só deixar num vasinho com terra, que não vai demorar muito e ele vai começar a brotar uma mini suculenta bem pequenina com uma raiz também minúscula e vai ficar linda em alguns meses, gosto particularmente de fazer isso, porque aí tu podes acompanhar o desenvolvimento que é muito lindinho! Também dá para enfiar a folha na terra, com a parte que estava grudada na planta para dentro da terra. Dá, ainda, para comprar sementes pela internet. Já comprei no Mercado Livre e num site chamado Reino Plantae . Mas isso não é muito recomendável pra quem quer começar já um jardim, porque as sementes são do tamanho de um grão de areia, demoram para brotar e a planta demora para crescer, mais do que nas outras formas de plantio, não sei porque, mas se a pessoa for muito paciente é uma dica.

(Essas fotos abaixo são de uma folha que meu pai me deu, depois de umas semanas, brotou essa mini. Coisa mais linda né? A da foto em seguida já está maiorzinha, incrível!)

IMG_4007-12  IMG_4002-9
MELHORES VASOS, SE LIGA!
Os melhores vasinhos, na minha opinião, são os de barro porque são os que mais ajudam as plantinhas a transpirarem, além de terem aquele charme quando ficam com musgo! Mas a suculenta se adapta facilmente a qualquer vaso. Tenho elas em latas, como as suas, em vasinhos de plástico, de zinco (melhor para os cactos, e não recomendáveis para regiões mais quentes, porque se não elas podem morrer cozidas).
IMG_4015-15IMG_4010-13IMG_4020-16

Agora sou eu! Demais, não? Para quem sempre me pergunta, aqui em São Paulo, eu sempre compro flores e tudo de verdinho na loja UEMURA é meio perto de casa e eles não “bombam” as flores, são cuidadas naturalmente – tem lugares em que as plantas são lindas, mas não duram mais que 4 dias em casa, devido a alguns produtos para deixá-lás impecáveis para compra. Qualquer atendente lá, irá te explicar sobre qualquer planta, como cuidar e etc. Cada vasinho pequeno de suculentas eu paguei 3,50. O bom é que, como vocês viram, uma folinha ou brotinho delas e você já tem uma nova planta 🙂 As minhas latas, eu fiz furos embaixo com abridor de lata, é importante para a água escoar, tá bem? Aos pouco$ pretendo ir colocando vasos de barro, acho lindíííssimos!

Sucesso no jardim de vocês, muito amor e me mandem fotos! 

Obrigada Dani, mais uma vez por se dispor, no carinho nas palavras e nesse presente. Vou guardar e cuidar com muito amor!

Se você gostou desse post, talvez também goste desses:

  • DaniTupi

    Isa,

    que lindo ficou o post! Amei as suas fotos, vou pinar todas ; )
    As fotos ficaram demais.
    Eu que agradeço pelo carinho que estás tendo com elas.
    Um grande abraço.

    • Isadora Ribeiro

      <3 espero que elas cresçam fortes e gordchinhas! 🙂
      eu quem agradeço! muitos beijos!

  • Fernanda

    Que lindo o post! As fotos ficaram maravilhosas, e a explicação ficou boa.
    Que vontadezinha de plantar várias coisinhas, parece terapêutico 😀 Espero um dia morar numa casinha e ter um jardim com várias plantinhas e flores!

    • Isadora Ribeiro

      Obrigada, Fernanda! Que bom que curtiu 🙂 É totalmente! Elas fazem parte da rotina aqui em casa já.. é muito relaxante.
      Semana que vem coloco como fazer um hortinha caseira, espero que goste e seja útil!

      beijinhos!!

  • ana cooks

    Tropecei no seu blogue. Escusado será dizer que foi amor à primeira vista!

    • Isadora Ribeiro

      Ana, seja bem vinda. Que bom que tropeçou por aqui! Espero que tenha sido útil e que volte mais vezes <3

      beijobeijo

  • ninavieiranina

    Tu formulou um manual prático muito bacana de como cuidar do jardim, praticamente.
    Queria eu ter esse hábito – que vou criar, futuramente, quando viver numa casa azul Frida que tenha espaço para o jardim mais bonito que eu puder ter.
    Beijos.

    http://cronistaamadora.wordpress.com/

    • Isadora Ribeiro

      Isso!! 🙂 Semana que vem vou postar como ter uma hortinha, espero que curta.
      Estou torcendo por este jardim maravilhoso e que te fará muito bem, tenho certeza. Por aqui, ele só me traz muita paz, é que te desejo!

      beijinho